O que é Justiça Reprodutiva?
“A interação das opressões do racismo e do sexismo irá produzir para as mulheres negras outros efeitos no percurso da vida e nas condições de saúde; neste sentido, teóricas e pesquisadoras negras apresentam o conceito interseccionalidade de raça e gênero, conceito este forjado dentro do feminismo negro, na preocupação de dar conta dessas duas dimensões e de outras categorias de opressão”.
Emanuelle Aduni Goes
Legalização do aborto com enfrentamento ao racismo: as mulheres negras querem justiça reprodutiva.
Sangrias/Antonella Barone, Beatriz Barone (org.). Vitória, Pedregulho, 2019.
O termo "justiça reprodutiva" é um conceito formulado a partir da luta das mulheres negras, especificamente por Loretta Ross que, em 2006, unificou os conceitos de Direitos Sexuais e Reprodutivos com o conceito de Justiça Social.
A partir desse conceito, portanto, Ross e outras integrantes do movimento de mulheres negras buscam evidenciam que as discriminações e desigualdades de raça, gênero e classe impactam no acesso à saúde e no exercício dos direitos no campo da sexualidade e da reprodução.
Em outras palavras, para que seja possível tomar decisões sobre nossos corpos e nossa sexualidade e reprodução de forma autônoma, é necessário garantir o acesso a recursos materiais, sociais e políticos que estão distribuídos desigualmente em nossa sociedade. Do contrário, nunca conseguiremos garantir o acesso equânime aos Direitos Sexuais e Reprodutivos pelas mulheres negras, pardas e periféricas.
Será que uma mulher de uma região periférica tem o mesmo acesso ao direito de escolher um contraceptivo, ou realizar um aborto legal, do que uma mulher que mora em uma região central?
No Mapa, notamos algumas concentrações de serviços na Região Central do Município, e, por isso, algumas questões importantes surgem: Como está sendo feito o deslocamento dessas pessoas para acesso a direitos sexuais e reprodutivos na maior cidade da América Latina? Quantos transportes uma pessoa que mora no extremo da cidade tem que pegar para acessar um serviço de contracepção ou de aborto legal? E ainda, o mesmo tipo de contracepção tem sido oferecido para todas as pessoas?