Preservativos

Informações do Município de São Paulo

O preservativo é um método contraceptivo não hormonal de barreira. É uma opção para pessoas que não desejam ou têm contraindicação formal para métodos hormonais. São disponibilizados em látex ou outros materiais. O látex pode estar relacionado a alergias. Há a versão peniana e vaginal.

Preservativo feminino/vaginal/interno
Deve ser colocado dentro da vagina. Ela contém dois anéis: um com uma esponja dentro que deve ficar dentro da vagina e outro anel flexível aberto, que deve ficar cerca de 3 cm para fora da vagina, conforme figura. Para introduzir ela no canal vaginal encontre uma posição confortável, agachada pode ser uma boa sugestão.  Pode parecer estranho, mas essa parte fica para fora para aumentar a proteção no sexo.

Ela deve ser usada uma única vez, e jogada fora ao término da relação sexual. Se o anel externo entrar na vagina, deve ser retirado e usado mais lubrificante para evitar que entre novamente.

Preservativo masculino/peniano/externo
Deve ser colocado envolvendo o pênis, antes de introduzi-lo na vagina/ânus/boca. Importante ter cuidado ao abrir a embalagem e não utilizar os dentes para abrir, pelo perigo de furar o preservativo. Segure a pontinha dele, para retirar o ar, e desenrole o restante no pênis. Use um a cada relação e descarte após. Se quiser verificar se a camisinha estava furada, ao término da relação você pode colocar água dentro da camisinha e ver se sai água. 

A forma de uso e funcionamento dos preservativos estão exemplificadas na imagem ao lado

Figura 2 - como utilizar preservativo Imagem retirada do site do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis - Ministério da Saúde, disponível em https://antigo.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/usar-preservativos-masculinos-femininos-e-gel-lubrificantes

Para retirada pelo SUS você pode buscar UBSs, SAE ou AMA. A prefeitura de São Paulo explica que o SAE (Serviço de Atenção Especializada) promove, também, o controle e a distribuição de medicamentos, ofertas de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), realização de exames de monitoramento e projetos de prevenção às IST/Aids. É realizada oferta de Teste Rápido (TR), imunização para Hepatite A e demais vacinas destinadas aos que vivem com o HIV, oferta de preservativos (masculinos e femininos), gel lubrificante e insumos de redução de danos fazem parte da assistência oferecida.

Vantagens

  • Método livre de hormônios (não leva a um aumento de risco de trombose, nem a diminuição de libido ou ganho de peso); 

  • Não provoca a alteração no ciclo menstrual;

  • Depende apenas da pessoa para o uso; 

  • Baixo custo;
  • Único método contraceptivo que protege contra ISTs.

Desvantagens

  • Descartável após o uso, não pode ser reutilizado, mesmo para mais de uma relação sexual penetrativa com a mesma pessoa; 
  • Algumas vezes depende do consentimento e existem pessoas que se recusam a usar.

Contra-indicações verdadeiras

  • Alergia a látex

Contra-indicações falsas

  • Alguns homens e pessoas com pênis referem dificuldade de ereção ao utilizar preservativo.

Número Bruto de Preservativos Distribuídos no Município de São Paulo

No período de 2019 a 2022 foram observadas variações significativas nas quantidades distribuídas de cada tipo de preservativo, de acordo com informações obtidas através da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). 

O preservativo externo é o mais utilizado, com uma distribuição total de 22.706.360 unidades em 2019. No entanto, houve uma diminuição perceptível nos anos subsequentes, com 17.694.720 unidades distribuídas em 2020, 18.036.288 em 2021 e 17.375.184 em 2022. Essa tendência de declínio sugere uma redução na demanda ou alterações nas políticas de distribuição ao longo do período observado.

O preservativo interno teve uma distribuição menor, mas interessantemente apresentou um aumento em 2020 com 821.764 unidades, contra 586.926 em 2019. Posteriormente, houve uma redução para 686.071 unidades em 2021 e 640.862 unidades em 2022, indicando possivelmente uma instabilidade na demanda ou nas práticas de fornecimento deste tipo de preservativo.

Número total de preservativos distribuídos por ano
no Município de São Paulo

Fonte: SIH 2019-2023
Gráfico 1. Número total de inserções de Implanon registrados no Sistema de
Informação Hospitalar (SIH) 
por ano no município de São Paulo

Não foi possível cruzar o dado relativo ao registro de procedimentos com variáveis de raça/cor, idade ou distribuição por regiões, uma vez que os campos referentes a elas não foram preenchidos nos registros identificados. Além disso, o cálculo relativo à ponderação usual por população também não apresentou significância devido ao baixo número de registros.

Acesse aqui a tabela de dados com os números absolutos pílulas por estabelecimento de saúde cadastrado

Como você pode acessar
os preservativos

Para encontrar a UBS mais próxima de onde você mora e obter informações para colocação de implante, acesse o Busca Saúde.

Caso você enfrente dificuldade no acesso a este método ou se sinta compelida a realizar a laqueadura contra a sua vontade, é possível buscar ajuda! Saiba o que é possível fazer na aba de denúncia.

Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 52 p. : il. color. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde) (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos ; caderno n. 2)

Florianópolis- Secretaria de saúde- Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida- Protocolo de enfermagem- Vol 3- 2016- atualizado em 2020